SEO na prática: 4 dicas para otimizar seu site

SEO na prática: 4 dicas para otimizar seu site

SEO na prática: 4 dicas para otimizar seu site

A construção e a ampliação constante da audiência de um site ou blog é sempre uma prioridade para quem deseja monetizar de alguma forma seu canal. O aumento do número de visitantes qualificados é tão importante quanto a fidelização e o engajamento da audiência, já que amplia as possibilidades de visualização e conversão da publicidade e, consequentemente, os ganhos do publisher.

Na busca pelo aumento da visibilidade e do número de visitantes de um site ou blog, uma ferramenta ganha destaque: o SEO, ou seja, a otimização para os mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade da sua página perante os mecanismos de busca como o Google, por exemplo. O trabalho de SEO dentro de um site é o que determina se ele aparecerá na primeira página, quiçá no topo da lista do buscador, quando alguém realiza uma busca.

E você, sabe como otimizar o posicionamento do seu site através do SEO? Veja neste post 4 itens que você pode aplicar em sua página para garantir uma boa posição nos mecanismos de busca.

1 – Configure sua página para SEO

Pequenos detalhes na configuração da sua página podem melhorar, e muito, a posição do seu site perante os mecanismos de busca. A manutenção dos links de post antigos intactos em seu site é uma delas. Lembre-se que, apesar de ser uma forma de organização do conteúdo, enviar posts antigos para uma nova página poderá alterar o endereço de destino. Se o endereço de um texto muda de “www.meusite.com.br/texto” para “www.meusite.com.br/arquivo/texto” , todas as antigas menções ao texto tanto em sua página como em outras serão invalidadas, no entanto, com um bom trabalho de SEO é possível redirecionar as páginas antigas para o novo endereço, sem perdas.

Aproveitar os espaços de descrição de vídeos e imagens para trabalhar palavras-chave também é muito importante. Dar aos arquivos nomes legíveis e únicos aumenta a rankeabilidade da sua página perante os mecanismos de busca.

2 – Link e conteúdos dentro da sua página

O processo de construção de links também pode acontecer dentro da sua própria página. Como sabemos, os mecanismos de busca associam a relevância de um site também ao número de links que o mesmo tem espalhados pela rede. Ou seja, quanto mais links para seus posts você tiver, mais relevante sua página será para o Google. Além da menção ao seu conteúdo por outros canais, você pode (e deve!) relacionar textos antigos a novos conteúdos dentro da sua página. Seja sua própria referência trazendo para materiais novos o link de antigos posts, vídeos e imagens já veiculadas em seu site.

“Pequenos detalhes na configuração da sua página podem melhorar, e muito, a posição do seu site perante os mecanismos de busca.”

3 – Revisar textos antigos e retrabalhar palavras chave

O trabalho das palavras chave em todo conteúdo veiculado em seu site deve ser sempre uma prioridade. Lembre-se que a recorrência da menção de um termo em seus textos faz com que os mecanismos de busca o encontrem quando alguém realiza uma busca na rede.

Além de fazer isso no conteúdo recente, volte a antigos materiais e retrabalhe essas palavras. Você pode, inclusive, trabalhar outros termos relativos à palavra chave principal já presente no conteúdo. Para saber quais são esses termos, vá ao Google, digite a palavra-chave e desça ao final da página para ver os termos de busca relacionados. Lembre-se sempre de citar essas palavras com naturalidade no seu conteúdo.

4 – Invista em conteúdos ricos

Já dissemos aqui no blog que a produção de conteúdos ricos como guias, tutoriais, e-books, workshops e vídeoaulas são formas muito eficientes para a monetização de sites. Além disso, conteúdos ricos são oportunidades de oferecer valor real para sue público, onde você pode trabalhar com naturalidade e eficiência as palavras-chave e entregar algo realmente diferenciado e aprofundado para sua audiência. Antes de começar a produção, veja aqui algumas dicas de práticas para construção de conteúdos épicos para seu site.

Otimize o seu site e compartilhe os resultados com a gente!

admin

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas